PRAÇA JONAS DIAS BATISTA, PRAÇA DO CORETO, APIAÍ/SP

 A CASA DO ARTESÃO:

Um dos lugares mais importantes a serem visitados em Apiaí, tanto pelo interesse histórico, quanto pelos atrativos artísticos, é um casarão do início do século XX, situado à Praça Jonas Dias Batista, nº 9, no centro da cidade, onde está localizado o Museu “Casa do Artesão”. Nesse local vem sendo preservado um acervo de 570 peças em cerâmica, produzidas por pessoas simples da Zona Rural, composto de figuras zoomórficas e antropomórficas, urnas, potes e moringas das mais variadas formas e dimensões, que atraem a atenção de pesquisadores, estudantes, artesãos e turistas de todo o país. Além do aspecto cultural do Museu, de relevante importância histórica, por ter sido residência da Profª Antonia Baptista Calazans Luz, mãe do historiador Dr Rubens Calazans Luz, abrigo de soldados feridos durante a Revolução de 1930, Sede da Associação Amigos do Município, Museu Municipal, há que se considerar a arquitetura dos casarões construídos no início do século XX: fachada com janelas e portas de grandes dimensões, pé direito alto, salas amplas, e o ar de um passado romântico, típico do interior paulista. Oficialmente transformado em Casa do Artesão com o Museu Sala das Mestras, em 25 de junho de 2003, numa parceria da Prefeitura Municipal e de diversas entidades, o antigo “Artesanato” conta também com um espaço para exposição e vendas, atendendo clientes, ONGS, pesquisadores e turistas, além da população local, e oferece oficinas de barro e trançado em eventos de grande importância nos diversos SESCs de São Paulo. Todos os anos, a Casa do Artesão participa do evento REVELANDO SãO PAULO, expondo cerâmica e trançado, e vendendo os petiscos da cozinha regional. Na Casa do Artesão, o visitante poderá adquirir peças utilitárias e decorativas em argila, em palha, taboa e em capiau (rosário), além de produtos alimentícios artesanais, como compotas e licores.

Fonte Texto: PORTALTURISMOBRASIL

O CORETO:



O primeiro coreto foi construído no ano de 1929, pelo então prefeito, Sr. Cândido Dias Batista, sendo na época o principal monumento de Apiaí e muito bem freqüentado, pois sempre havia apresentação da Banda e era um verdadeiro ponto de encontro para os moradores de Apiaí. Em 1950 o prefeito Tharcílio Pacheco de Carvalho mandou demolí-lo por não reconhecer a importância daquela obra arquitetônica. Somente no ano de 2000, na gestão de Donizetti Borges Barbosa, é que o Coreto foi reconstruído exatamente como era no princípio, com o objetivo de resgatar a cultura e história de Apiaí.



Fonte Texto: PORTALTURISMOBRASIL


RELÓGIO DO SOL:

O Relógio do Sol, não é bem um monumento, trata-se de um artifício curioso, antigo, científico e cultural. Foi planejado e executado por pessoa entendida do assunto, de nacionalidade uruguaia, o Sr. Félix Carbajal. Foi colocado no local tecnicamente correto, considerando a altitude e declinação da cidade, sempre em oposição ao sol e na situação exata que corresponde ao mundo astral e o espaço sideral. Na base, os pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais (rosa-dos-ventos) e os símbolos do zodíaco. Ponteiros fixos que assinalam com absoluta precisão, através da projeção de suas sombras nos números dos mostradores, as horas e sua subdivisão em quartos de horas, do lado do nascente, as horas são marcadas pela sombra desde o nascer até o meio dia, do lado do poente, desde as doze horas até o por do sol. 


Fonte Texto: PORTALTURISMOBRASIL











































Créditos Foto: Pedro H. Slompo Verneque

Palavras chave: 
 DICAS DE TURISMO EM APIAÍ - TURISMO CULTURAL VALE DO RIBEIRA - FOTOS PRAÇA DO ARTESANATO DE APIAÍ - FOTOS DA PRAÇA DO CORETO DE APIAÍ - FOTOS DO RELÓGIO DO SOL DE APIAÍ - HISTÓRIA DO CORETO DE APIAÍ - HISTÓRIA DA CASA DO ARTESÃO DE APIAÍ - HISTÓRIA DO RELÓGIO DO SOL DE APIAÍ - DICAS DE LUGARES BONS PRA CONHECER EM APIAÍ - PASSEAR EM APIAÍ - VALE DO RIBEIRA - TURISMO VALE DO RIBEIRA - FOTOS DO VALE DO RIBEIRA